sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Todo o poder da água de coco !!!!!!!!

Para quem quer emagrecer, além de hidratar, a água-de-coco consegue enganar a fome típica que surge nos intervalos entre as refeições. Além disso, ela tem uma outra qualidade fundamental que ajuda na dieta: contém bastante potássio, o que auxilia no funcionamento do intestino. Assim, os alimentos são digeridos rapidamente e o paciente perde peso mais facilmente.
"Tomar um coco ajuda a metabolizar a comida. Isso é muito importante para quem está fazendo dieta", explicou Mônica Monteiro, presidente da Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro.
Entre os atributos positivos, a água-de-coco tem, também, poucas calorias. Beber um copo da água da fruta equivale a comer uma laranja inteira ou meia maçã.
"Quando a pessoa que está tentando perder peso tiver fome à tarde, por exemplo, ela pode substituir o salgadinho ou o sanduíche por um copo de água-de-coco. Assim, ela não engorda e deixa de sentir fome", aconselha a nutricionista clínica Débora Auad Tauil.
Outra substância existente na fruta é a vitamina C, mas ela só está presente na água quando o coco ainda está um pouco verde. Um estudo feito pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mostrou que, para beber água com a vitamina, o coco deve ser colhido com até seis meses de idade. Mas, ele ainda é um pouco ácido nesta época - geralmente é tirado do pé com nove meses e já com pouca quantidade de vitamina C.
Apesar de todas as qualidades, ela não substitui a alimentação equilibrada
Os problemas da dieta de água-de-coco só surgem para quem exagera na quantidade ou para quem decide parar de comer e só tomar a água. A nutricionista Tauil conta que uma de suas pacientes decidiu aderir a essa dieta e passou um mês se alimentando apenas com a água.
A paciente conseguiu perder os oito quilos planejados, mas também ganhou uma anemia grave. Agora, terá que submeter-se a um tratamento médico para se livrar da deficiência no sangue. Isso inclui um regime alimentar que certamente fará com que ela volte a ganhar peso.
"A dieta sempre tem que ser balanceada. Essa história de passar uns meses comendo apenas um alimento prejudica a saúde. Não existe mágica", advertiu Tauil. Além disso, a nutricionista explica que quem quer perder peso parando totalmente de comer deve saber que está fazendo uma opção pouco saudável.
Os especialistas ensinam que uma pessoa não deve perder mais do que quatro quilos por mês. Quando ultrapassam esse limite, começam a correr o risco de desenvolver alguma doença.
Não existem contra-indicações para quem toma entre um e três copos de água-de-coco por dia. Mas problemas podem surgir depois dos três copos. Pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão e deficiência renal não devem tomar muita água-de-coco porque ela contém sódio e outras substâncias que podem acirrar essas doenças.
Outro alerta dos especialistas é que, ao se falar em dieta e coco, só sobra mesmo a água. Quem quer emagrecer como Tom Hanks não deve confundir a água-de-coco com o coco ou com o leite/creme da fruta. Só a água tem poucas calorias. Um pedaço de 100g de coco equivale a um bombom e tem 800 calorias, enquanto um copo de 200ml tem apenas 44 calorias.
"Ninguém deve abusar do coco; além de engordar, ele ainda contém gordura saturada", afirmou o endocrinologista Sergio Mirsky. O mesmo ocorre com o leite ou o creme de coco. "Eles também são altamente calóricos e engordam muito," explicou Tamil. "E, como também contêm gordura saturada, ajudam a elevar o colesterol."

Fonte: CNN

Musculação - Fibras musculares e sistemas energéticos !!


 Fibras brancas, contração rápida ð Tipo II b
Alto nível de atividade da Miosina ATP ase;
Grande potencial anaeróbio.
 Fibras Glicolíticas-Oxidativas ( Intermediárias ) - Tipo II a 
Menor potencial anaeróbio em relação ao Tipo II b.

 Fibras Oxidativas, vermelhas, contração lenta - Tipo I 
Grande potencial aeróbio 

 Fator Neural ( Sistema nervoso ) 

 Recrutamento do número de unidades motoras;
 Seletividade das unidades motoras recrutadas; 
 Sincronização da utilização das unidades motoras; 
 Somação dos estímulos.

 Unidade motora - é constituída por uma fibra nervosa e todas as fibras musculares por ela inervadas.
O fator neural exerce controle na intensidade da contração muscular, através da variação do número de unidades motoras recrutadas e/ou através da variação na freqüência de descargas excitatórias.





Da mesma forma que o fator muscular, o fator neural além de determinar o treinamento, também sofrerá alterações decorrentes do mesmo. 
As primeiras reações de adaptação ao treinamento de musculação são decorrentes de uma maior eficiência do fator neural, observando-se uma melhor coordenação motora, conseqüência do aprimoramento dos processos de recrutamento, seletividade, e sincronização, já citados






CURIOSIDADE !!!!

Por que uma mulher quando fica grávida sente enjoo?

Distúrbio que costuma afetar oito entre dez grávidas, o enjôo pode ter dois componentes: um orgânico e outro psíquico. A mulher sofre desse incômodo até o terceiro mês de gestação devido às altas concentrações de um hormônio chamado gonadotrófico coriônico. "Como esse hormônio é fabricado pela placenta, o enjôo mostra que ela está funcionando bem. Aliás, mulher que tem náusea não aborta", afirmou Luiz Camano, professor-titular da disciplina de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp.

Uma das ações fundamentais do hormônio gonadotrófico coriônico é manter o corpo lúteo gravídico, estrutura também chamada de corpo amarelo que produz continuamente, da mesma forma que a placenta, progesterona e estrógeno, em plena atividade.O estímulo desses dois hormônios faz desenvolver a glândula mamária, por exemplo.

Mal da alma
Nem sempre o enjôo tem causas "palpáveis". Pode ser decorrente também de um "mal da alma", como se referiu o médico Camano. "A mulher tem uma ambivalência: quer e não quer a gravidez."
"Tanto porque pode sentir medo da nova situação como receio das futuras responsabilidades, disse. "A gestação pode desencadear uma crise emocional. Mas, com o apoio do médico e da família, esse componente psíquico desaparece e as náuseas também."
Enjôos seguidos de vômitos recorrentes fazem a grávida perder muito líquido. E exigem excepcionalmente internação da paciente para que seja feita reidratação. Depois do terceiro mês, os níveis do hormônio gonadotrófico se estabilizam e deixam de provocar náuseas.
Acidez que vem do limão e do kiwi
Alguns alimentos de sabor ácido podem aliviar a sensação desagradável que o enjôo produz. "Gotas ou rodelas de limão, kiwi e laranja na água, kiwi e laranja dão bem-estar", disse a nutricionista Heloísa Vidigal Guarita, que mantém uma empresa de consultoria nutricional em São Paulo.
Como a digestão da grávida já está mais lenta é melhor descartar frutas com casca, que demoram mais tempo para ser processadas pelo intestino. Assim, maçã e pêra, indicadas para combater as náuseas, devem ser consumidas sempre descascadas.
"Embora não contenham nenhuma substância específica que amenize o problema, essas frutas são suaves e ajudam a gestante a ficar bem", disse Guarita.

Várias refeições leves
Biscoitos salgados e sem muita gordura podem ser incorporados à dieta, preferencialmente nos intervalos entre as refeições. "Fracioná-las, aliás, é a melhor conduta," recomendou a nutricionista. "É recomendável comer pouca quantidade a cada três horas."
Como no final da gestação há um aumento no volume do abdômen, que comprime o diafragma e o estômago, a mulher não consegue fazer grandes refeições. Quando não resiste a uma feijoada, por exemplo, pode sofrer de azia. "Excesso de comida ou de gordura, que leva mais tempo para ser metabolizada, induz a esse problema gástrico", disse Guarita.
Apesar de a grávida precisar variar a dieta a fim de manter uma boa nutrição, há alguns alimentos que devem ser evitados justamente para não comprometer o processo digestivo. São eles: carnes gordas creme de leite e manteiga na preparação dos pratos azeite em demasia alho ou pimenta: podem "pesar" no estômago por serem fortes e picantes.
Fonte: 

Bom condicionamento físico reduz risco de infarto durante esforço intenso !!!

Há uma boa maneira de prevenir paradas cardíacas durante exercícios vigorosos: um bom condicionamento físico, segundo um estudo interdisciplinar divulgado por uma de suas autoras,a doutora Christine M. Albert, cardiologista e pesquisadora  
do Hospital Brigham, nos Estados Unidos. 
A pesquisa, que durou 12 anos e da qual participaram milhares de médicos do sexo masculino, mostrou que os homens que se exercitam pelo menos cinco vezes por semana têm muito menos risco de morte súbita do que os que se exercitam uma vez por semana. 
O cardiologista Daniel Shindler, professor da Escola Médica Robert Wood Johnson, em New Brunswick, Nova Jersey, destacou a importância das descobertas, feitas por pesquisadores dos hospitais de Boston, de Harvard e das escolas de saúde pública de Universidade de Miami."Se você se exercita constantemente - não é um daqueles guerreiros de final de semana - o estudo mostra que terá um resultado muito melhor", garantiu Shindler.Paradas cardíacas súbitas, geralmente causadas por ataques cardíacos ou disritmia (distúrbio de ritmo), mata cerca de 225 mil pessoas a cada ano nos Estados Unidos.A maioria dos estudos anteriores, mas não todos, descobriu que o exercício reduzia o risco de morte cardíaca súbita. Na nova pesquisa, o exercício habitual não reduz o risco total dos médicos de morte cardíaca súbita, apenas o risco durante um esforço vigoroso.Os médicos disseram que qualquer atividade que estimula o suor, como caminhadas enérgicas ou jardinagem podem ser considerados exercícios.Além de proteger o coração, o exercício vigoroso regular fortalece os ossos e os músculos, aprimora a flexibilidade e reduz a pressão sangüínea, o colesterol, a gordura do corpo, o estresse e o risco de derrame.Os médicos alertaram que o exercício árduo pode, ainda, propor um perigo a curto-prazo, pelo menos para as pessoas sedentárias, e têm sido amplamente divulgadas as mortes de atletas enquanto fazem exercícios e de pessoas mais velhas, fora de forma, enquanto removem neve com pá.Mas o risco de uma parada cardíaca fatal durante ou logo após um exercício extenuante ainda é extremamente baixo, disseram.Shindler espera que os médicos utilizem essas descobertas para encorajar mais pacientes, com boas condições cardíacas, a, pelo menos, começar a fazer caminhadas enérgica regularmente.Ele e Albert enfatizaram que as pessoas deveriam desenvolver um programa de boa forma, mas, antes, devem verificar com um médico se têm problemas de saúde.No estudo, publicado no New England Journal of Medicine e divulgado na quinta-feira, os pesquisadores analisaram a informação do Estudo de Saúde dos Médicos iniciado em 1982, em Boston.Examinando os registros de 21.481 médicos que começaram sem histórico de doenças coronarianas, Albert e seus colegas descobriram que ao longo dos 12 anos seguintes, paradas cardíacas súbitas mataram 122.Albert estima que os homens que se exercitaram menos de uma vez por semana eram 74 vezes mais propensos a sofrer morte cardíaca súbita durante exercício vigoroso do que em repouso.Para os homens que se exercitaram cinco ou mais vezes por semana, o risco era 11 vezes mais alto durante o esfoço acentuado.Dr. Gerald F. Fletcher, cardiologista e professor na Escola Médica Mayo, em Jacksonville, Flórida, disse que esse estudo confirma descobertas anteriores de que pessoas com condicionamento físico são menos propensas a morrer de problemas cardíacos.Fletcher, porta-voz da American Heart Association, anunciou que o grupo publicará novas diretrizes para os exercícios no ínicio do próximo ano, recomendando de 30 a 60 minutos de exercícios "razoavelmente vigorosos" quatro a seis vezes por semana."Mas você não precisa cumprir o período todo de uma vez", disse Fletcher. "Pode aproveitar as atividades do tempo de folga, como lavar carros, fazer faxina, andar atrás e crianças pequenas ou dançar em festas".Fletcher lembrou que, além de ficarem em forma, as pessoas deveriam eliminar ou controlar melhor cinco outros grandes fatores de risco para doenças coronarianas como o fumo, a pressão sangüínea e o colesterol altos, a obesidade e o diabetes.Albert afirmou que serão necessárias mais pesquisas para determinar se as descobertas se aplicam às mulheres.O doutor Barry J. Maron, do Minneapolis Heart Institute Foundation, escreveu em um editorial que acompanha o trabalho que dois fatores devem ter afetado os resultados.Os pesquisadores perguntaram aos médicos, no início, o quanto se exercitavam, mas não mediram como isso se alterou ao longo do tempo, e os que fizeram exercícios moderados, mas regulares, foram agrupados com os que praticavam exercícios ocasionais, concluíram.Fonte: CNN

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

NOVAS TURMAS SERÃO ABERTAS !!!!

Em breve novos horários serão abertos para aulas de Alongamento, GAP (glúteo, abdômen e perna) e ginástica localizada !!!!!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Estabelecer "miniobjetivos" seria a melhor forma de perder peso !!!

Mesmo que você esteja decidido a levar uma vida mais saudável em 2013, deve, antes de mais nada, manter-se fiel aos compromissos que fez consigo mesmo. E o segredo, segundo especialistas, é estabelecer para si mesmo objetivos específicos, fáceis de cumprir e de avaliar quando estiver elaborando a agenda do Ano Novo.
Grandes metas são boas - perder peso, se alimentar melhor ou se exercitar mais - mas pode-se obter maior sucesso se seguir o que a dietista de Nova York Lisa Drayer chama de "miniobjetivos".
Esses miniobjetivos podem ser, por exemplo, a eliminação de metade das suas porções de comida, se deseja perder alguns quilos; ou caminhar por 20 minutos, três vezes por semana, se quer praticar mais exercícios físicos.
"Essas metas são mais realistas e mais alcançáveis, e dessa forma você terá mais chances de continuar trilhando o caminho que levará à realização do grande objetivo", afirma Drayer, que é diretora do programa de aconselhamento do site de Internet DietWatch.com.
O problema dos objetivos excessivamente ambiciosos é que eles levam tempo para serem alcançados, e algumas pessoas ficam desencorajadas se não percebem resultados tangíveis nos estágios iniciais.
Além de manter suas grandes ambições sob certo controle, tente não assumir muitas resoluções simultaneamente, afirma Drayer.
"Eu tentaria me comprometer com poucas de cada vez. O que recomendo é nunca começar mais de um novo miniobjetivo a cada semana", aconselha.
Portanto, se uma das suas grandes resoluções de Ano Novo é se alimentar melhor em 2002, Drayer sugere então os seguintes miniobjetivos: comer mais duas frutas e vegetais por dia, evitar frituras e beber mais água.
E abaixo seguem resoluções relacionada à saúde, pequenas e grandes, a serem estabelecidas para o Ano Novo, como uma cortesia de Drayer, da American Heart Association e da American Medical Association (AMA):
-- Escolha alimentos integrais como farinha de aveia, arroz e pão integral.
-- Prefira laticínios de pouca ou nenhuma gordura.
-- Procure fontes menos gordurosas de proteínas, como aves sem pele, peixes e carnes magras, e limite as porções a 115 gramas.
-- Se você está tentando perder peso, verifique se as quantidade de calorias que consome são menores do que as que queima. Para facilitar tal controle, anote tudo que você come.
-- Faça regularmente os exames médicos necessários na faixa etária.
-- Tente encontrar formas de aliviar o estresse. Até mesmo intervalos de apenas cinco minutos podem ajudar , afirma a AMA. 

Fonte: CNN

Perda de peso, exercícios e relaxamento são usados com sucesso contra a hipertensão

Pegue uma mangueira e dê alguns nós ao longo da sua extensão. Se estiverem frouxos, eles deixam alguma água passar. Mais apertados, viram pontos de estrangulamento. Se o esguicho estiver envelhecido ou com rachaduras, a água pode vazar através das suas paredes ou arrebentá-las.

A imagem, usada pelo médico Artur Beltrame Ribeiro, diretor do Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica bem os efeitos da pressão alta, doença crônica que atinge cerca de 20% dos adultos no Brasil, o equivalente a 20 milhões de pessoas.

"É esse o resultado da elevação da pressão por anos a fio sobre as artérias, os canais condutores do sangue até os órgãos e tecidos do corpo", explica. Pode haver mais gente padecendo do problema. Dados da campanha de prevenção da Sociedade Brasileira de Hipertensão feita este ano sugerem que a moléstia talvez afete 25% a 30% dos adultos. Pior, a maioria não sabe disso. Ela é perigosa e está estreitamente relacionada a doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (derrame) e infarto, principais causas de mortes no Brasil.

Na contramão dessa estatística, é animador saber que o tratamento da hipertensão pode reduzir em 40% as chances de ocorrência de derrame e em 20% as de infarto.

Felizmente, a luta contra a pressão alta tem grandes chances de ser vencida. Os especialistas nunca tiveram tanta certeza como agora de que é possível controlá-la e trazê-la para níveis aceitáveis, iguais ou inferiores a 140 mmHg (milímetros de mercúrio) por 90 mmHg. Ou 14 x 9, como se diz popularmente. Nessa medida, é possível evitar suas consequências dramáticas, descritas no quadro na página anterior. "Não existe paciente que não dê resposta positiva ao tratamento bem indicado", explica o nefrologista Fernando Almeida, da PUC de Sorocaba (SP).

O ataque está sendo feito em várias frentes. Na área química, há pelo menos seis classes de remédios eficientes, muitos com efeitos colaterais (fraqueza, por exemplo) menos intensos. Mas não é só. Complexa, a hipertensão também está sendo esmiuçada nos laboratórios de genética. É uma trincheira essencial, pois a carga genética está na origem de mais de 90% dos casos. Só para se ter uma idéia, os filhos de hipertensos têm duas vezes mais chances de ter a doença. "No futuro, saberemos quais genes tornam uma pessoa sensível aos fatores de risco, o que ajudará a descobrir as medidas nas quais se deve investir para reduzir o problema", diz José Eduardo Krieger, cardiologista do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo.
Hoje, no entanto, uma das mais promissoras linhas de combate é a mudança de hábitos. Pesquisas indicam que trocar o sofá pela malhação ou o stress pela tranquilidade proporciona ganhos surpreendentes. Isso porque se fortalece a constatação de que a hipertensão está muito ligada ao estilo de vida.

Basta olhar para a lista dos principais fatores de risco. Esse é um dos motivos que estão levando os médicos a insistirem na redução de peso, por exemplo. "Para cada quilo que se emagrece existe a redução de 1 milímetro na pressão", explica o nefrologista Almeida. O trabalho do fisiologista Carlos Eduardo Negrão, do Incor, indica a mesma direção. Num estudo com pacientes do Programa de Condicionamento Físico para Combater Doenças Cardiovasculares, ele comprovou que a atividade física produz efeitos positivos, desde que praticada de três a cinco vezes por semana, durante 45 minutos. "Mas é preciso procurar um médico para saber qual é o melhor exercício", aconselha. Por todas essas evidências, há um esforço dos médicos para convencer os doentes a mudar os seus hábitos. O endocrinologista Lineu Silveira, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo faz questão de provar aos seus pacientes o quanto eles podem se beneficiar se fizerem mudanças no seu dia-a-dia.

Um dos argumentos é de que, controlada a hipertensão há uma melhor qualidade de vida. "Em geral, os pacientes só procuram atendimento quando sentem os sintomas como cansaço ou dores de cabeça. Nessa fase, a doença já progrediu", explica Lineu. A única forma de detectar a doença, já que no começo ela é assintomática, é medir a pressão no mínimo uma vez por ano.

Fonte:Istoé

Estudos revelam que estresse afeta os neurônios!!

Até mesmo períodos relativamente curtos de estresse poderiam provocar alterações que deixam as células cerebrais hipersensíveis por semanas, informaram cientistas israelenses que tentam descobrir a origem das moléstias causadas pelo estresse traumático, segundo reportagem publicada na edição desta sexta-feira da revista Science.
Essas experiências foram realizadas com ratos e ainda estão muito longe de provar que os neurônios humanos reagem da mesma maneira.
Entretanto, a pesquisa gerou interesse entre os cientistas que se esforçam para estudar o estresse traumático causado após os atentados terroristas de 11 de setembro.
"É uma nova pista que chama muito a atenção", comentou o catedrático da Universidade Rockefeller, Bruce McEwen, que pesquisa os efeitos do estresse no cérebro.
Qualquer pessoa que experimentou algum trauma em sua vida sabe como tais ocasiões podem deixá-la nervosa. Essa é uma maneira de o cérebro se proteger contra futuros traumas, aprendendo com a própria experiência. Mas, em algumas pessoas, esse mecanismo de proteção pode ir mais longe, levando a uma grande ansiedade, pesadelos e lembranças persistentes da experiência, conhecidos como desordem pós-traumática de estresse.
Ninguém sabe como se consegue alterar de uma reação normal de estresse para uma resposta anormal, exagerada.
O cientista Hermona Soreq e seus colegas da Universidade Hebraica informaram na revista Science que um importante elemento é uma proteína cerebral conhecida como acetylcholinesterase, ou AChE, que tem um importante papel na passagem de informação de um neurônio para outro.
A secreção de uma versão anormal da proteína AchE, causada por uma situação de estresse traumático no caso dos ratos, provocou um nível de hipersensibilidade nos neurônios.
Ao realizar um rastreamento do cérebro dos ratos, encontrou-se altos níveis de atividade elétrica que duraram várias semanas.

Fonte: CNN

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E BEM ESTAR...


FAÇA SUA ESCOLHA


OBJETIVO DA GINÁSTICA LOCALIZADA

1) Contribuir com a SAÚDE
 - Ativando os sistemas e órgãos;
 - Fortalecendo o músculo cardíaco;
 - Aumentando o gasto energético, contribuindo para o emagrecimento;
 - Aumentando a massa muscular;
 - Colaborando para melhora da postura;

 -Desenvolvendo valências físicas (força, coordenação, flexibilidade, entre outras).

2) Melhorar a capacidade funcional
  - Promovendo melhora da qualidade de vida;
    - Retardando o processo de envelhecimento;
  - Evitando a perda das funções (sistema mio-articular, cardio-vascular, respiratória).

3) Desenvolver integralmente o indivíduo
  - Bio = físico = motor (coordenação e aptidão física)
  - Psico = mental = cognitivo (aquisição de conhecimentos)
  - Social = afetivo (mudanças comportamentais).

4) Desenvolver qualidades físicas
 - Performance
 - Força
 - R.M.L.
 -Flexibilidade
-Habilidade motora
-Coordenação
-Ritmo
-Descontração
-Equilíbrio

Ginástica Localizada

Ginástica Localizada: “gestos motores, analíticos, voluntários, devidamente orientados ...em seus conteúdos específicos utiliza-se exercícios localizados para atingir seus objetivos” (PEREIRA, 1988; COSTA, 1998).

Tipos de exercícios: 
Exercícios analíticos: ação localizada atuando sobre sinergias musculares, pode envolver grandes grupamentos musculares, porém concentrado a um segmento (característica anaeróbia).

Exercícios sintéticos: ação generalizada sobre o organismo, atuando sobre  grandes funções, associados aos movimentos naturais (característica aeróbia).

Apresentação de Dança do Ventre da academia Resgate e Sonhos


Inauguração da ginástica localizada, maiores informações ligue 03433161317/91698104


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

IMC Infantil








Limitações do IMC

Ultimamente, vem acontecendo debates sobre se há necessidade do desenvolvimento de diferentes níveis de medida na tabela de IMC de acordo com diferentes grupos étnicos. Isso acontece devido à evidência de que as associações entre IMC, percentagem de gordura corporal e distribuição da gordura corporal diferem entre populações e, portanto, os riscos de saúde podem aumentar abaixo do ponto de corte de 25 kg/m2 que define o sobrepeso classificação atual da OMS.
Já houveram algumas tentativas de interpretar o IMC diferentemente em populações asiáticas e do Pacífico, mas nenhuma alteração foi adotada.
Um grupo de trabalho foi formado por especialistas da OMS e está realizando uma nova revisão e avaliação dos dados disponíveis sobre a relação entre a circunferência da cintura e o risco para a saúde.
Veja abaixo uma lista com algumas das limitações do IMC:
  1. A partir do IMC não é possível diferenciar os componentes gordo e magro da massa corporal;
  2. A partir do IMC pessoas brevilíneas e/ou musculosas podem ter um valor de Índice de Massa Corporal inadequado à sua realidade e serem consideradas obesas;
  3. Diferenças étnicas influenciam no IMC. Por exemplo: descendentes asiáticos podem ser considerados mais obesos;
  4. Para idosos, o IMC possui uma classificação diferenciada.

Como Calcular o meu IMC?

cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.

É simples calcular o seu IMC.
Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,802
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69

Tabela IMC Adulto:


IMC - (Índice de Massa Corpórea)

O que é IMC?


IMC é uma sigla utilizada para Índice de Massa Corporal.
Índice de Massa Corporal é uma medida utilizada para medir a obesidadeadotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade.
O sobrepeso e a obesidade, indicados pelo IMC, são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e o diabetes melittus, além de outras patologias consideradas de alto risco para a Saúde Pública.
Hoje em dia, o IMC é utilizado como forma de comparar a saúde de populações, ou até mesmo definir prescrição de medicações.
Os valores de IMC são independentes de idade e sexo. Apesar disso, o IMC pode não corresponder ao mesmo grau de gordura em diferentes populações devido às diferentes proporções do corpo.
Riscos à saúde associados ao aumento do IMC devem ser constantemente observados e interpretados, já que podem ser diferentes em cada população.

FICA A DICA !!!!


domingo, 15 de dezembro de 2013

RENOVE SUAS ENERGIAS

   BOM DIA...

É hora de levantar, renovar suas energias, ter pensamentos positivos, aliviar a sua mente! " Mente  sã, corpo são!"
Que tal levantar da sua cama, ir fazer  uma caminhada em um lindo jardim aí próximo á sua casa, mesmo que não seja, vá até lá, valerá a pena. Leve contigo um livro, depois de caminhar, faça uma boa leitura debaixo da sombra de uma árvore, leve uma garrafinha de água para tomar quando der sede, a água renova o organismo! Esqueça um pouco os problemas, quando concentramos no problema não conseguimos encontrar uma solução, olhe além! Foco, força e fé sempre!
"A captação de energias é um fato, mesmo para aqueles que não acreditam nelas."-Zíbia Gasparetto
Vá em busca de novas e boas energias para sua vida, e não se esqueça que TUDO sempre dá certo! TUDO VAI DAR CERTO COM CERTEZA!!!!!!!


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

RESGATE DE SONHOS AGORA É PARCEIRA DA DISTRIBUIDORA DANY & DRY COSMÉTICOS

APROVEITE A PROMOÇÃO LANÇADA PELA DANY & DRY !!!!

Informação ligue 3316-1317/9169-8104/8844-0601


Acesse o blog da Distribuidora Dany & Dry Cosméticos >http://distribuidoradanydrycosmeticos.blogspot.com.br/



PIRÂMIDE ALIMENTAR


CUIDE DOS SEUS HÁBITOS


CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO !!


FICA A DICA !!


Bambuterapia - Porquê fazer?




De origem francesa, a bambuterapia é, como o nome indica, uma técnica de massagem desenvolvida com o auxílio de bambus.  A massagem consiste em manobras realizadas com o bambu, de diversos tamanhos, e variam conforme a região do corpo. Ela pode ser usada para relaxar a musculatura, despertar ou recarregar as energias e tonificar ou modelar os tecidos do corpo.A técnica visa estimular as glândulas para proporcionar um efeito drenante ou até mesmo redutor de gordura localizada e, dessa forma, evita ou reduz o surgimento de celulites.

Uma única sessão é considerada terapêutica, e a partir da quinta passa a apresentar efeito drenante. A massagem não promete efeito milagroso, mas pode ajudar na redução de medidas amenizando o inchaço de algumas regiões do corpo. Vale ressaltar que a terapia quando aliada á atividade física e boa alimentação, o efeito é muito satisfatório.

Contraindicações – Assim como as massagens modeladoras, a bambuterapia não é muito indicada para gestantes ou pessoas com doenças graves, como o câncer, por exemplo. Antes de dar início à terapia, deve-se fazer uma avaliação com um fisioterapeuta especializado na técnica ou com um esteticista profissional.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

“PERSONAL HOJE EM DIA NÃO É LUXO, E SIM NECESSIDADE!”

O homem é um ser que está em constante movimento. A realização de exercícios físicos é verificada desde tempos longínquos, tanto na caça quanto na pesca. Contudo, nas últimas décadas com a urbanização das sociedades, o movimento físico espontâneo foi tornando-se cada vez mais escasso e a vida sedentária passou a predominar. 

Mais recentemente, no entanto, tem se observado uma valorização crescente da prática da atividade física, quer seja para fins estéticos, competitivos, recreativos ou de saúde. O individuo inicia um processo de reconhecimento e conscientização corporal, onde o sedentarismo é visto como prejudicial. Verifica-se que as pessoas estão redescobrindo o verdadeiro valor, significado e importância dos exercícios físicos realizados de maneira regular e sistemática. Contudo, muitas vezes esses exercícios são realizados de maneira incorreta, sem orientação de profissionais adequados e preparados para essa função. 

A fim de solucionar esse problema, existem institutições como clubes e academias contruídas para ministrarem atividades físicas de forma adequada, mas elas proporcionam, na maioria das vezes, atividades coletivas que não seguem completamente o princípio da individualidade do treinamento. Na realidade, a ciência tem mostrado que cada individuo possui características intrínsecas que fazem com que responda diferentemente ao treinamento físico e, portanto, deva ser orientado de forma individual para que obtenha o melhor desenvolvimento de seu potencial motor, cognitivo e afetivo. 

Somando-se ás dificuldades apresentadas acima, a correria da vida moderna nas grandes cidades faz com que muitas pessoas não disponham de tempo para irem às instituições para a prática de atividade física regular. 

Dessa forma, torna-se necessária a criação de programas de treinamento físico individualizados, onde profissionais caracterizados atualmente como Personal Training, prescrevem atividades físicas adequadas para cada aluno. Estas atividades são realizadas no tempo e local disponíveis ao aluno, sendo sempre respeitada a individualidade do mesmo. 

Este profissional deverá prescrever atividades físicas adequadas à condição física e aos interesses de cada aluno, visando o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras, de forma a adequar a condição funcional do organismo às atividades desenvolvidas por ele no dia a dia. Enfim, nota-se a fundamental importância desse Professor de Educação Física na obtenção dos objetivos pré-estabelecidos através de uma conduta adequada e coerente com as características de cada aluno. 

Por Newton Nunes - www.areadetreino.com.br

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

FICA A DICA !!!!


CURE SEUS VÍCIOS

Cure seus vícios... de acordo com HdV "O cigarro destrói a sua capacidade de ser paciente e concentrado. Qualquer necessidade de espera e concentração, irá precisar de um trago para lhe acalmar. Além do prejuízo financeiro, pois um maço de cigarros custa a longo prazo algo em torno do valor de um livro ou mensalidade de alguma academia ou curso de artes marciais. Sem mencionar que o carbono ocupa o lugar do oxigênio nas hemoglobinas, diminuindo a sua resistência de manter um exercício por um longo tempo causado pela deficiência na oxigenação do sangue. Qualquer situação em que precisará utilizar de sua frieza e racionalidade, somente irá conseguir com um fumo em suas mãos." Ainda quer isto pra você?


sábado, 7 de dezembro de 2013

CURIOSIDADES



CURIOSIDADE SOBRE O TREINAMENTO FUNCIONAL


O treinamento funcional se originou através de profissionais de fisioterapia e reabilitação, onde os mesmos utilizavam exercícios que imitavam o que o paciente fazia em casa ou no trabalho, possibilitando assim a vida normal e suas funções laborais após uma lesão ou cirurgia.

“Movimentos funcionais referem-se a movimentos integrados, multiplanares e que envolvem redução, estabilização e produção de força. Em outras palavras os exercícios funcionais referem-se a movimentos que mobilizam mais segmentos ao mesmo tempo, onde diversas ações musculares são requisitadas: excêntrica concêntrica e isométrica” (CLARK 2001 apud MONTEIRO; EVANGELISTA, 2012,, p. 16).

Contração concêntrica - é o tipo de contração muscular na qual o músculo está totalmente contraído.

 Contração excêntrica - ocorre quando o músculo alongado está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo.

Isométrica: contração muscular onde se tem um equilíbrio entre os músculos agonista e antagonista de um movimento, ou seja, e quando um grupamento muscular permanece estático durante o exercício.

Paul Chek (2009) citado por Monteiro e Evangelista (2012) um estudioso desenvolveu um programa de treinamento focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo, que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.

“No treinamento funcional pode se observar que o condicionamento físico é conduzido por meio de exercícios integrados para que sejam alcançados padrões de movimentos mais eficientes. Sabe-se que o treinamento isolado apresenta resultados no que se refere a aumento de massa muscular e força, pois permite que haja fadiga individual dos músculos; entretanto o treinamento funcional aproxima-se mais dos movimentos reais, ou seja, daqueles realizados no cotidiano e que envolvem integração dos movimentos. Esse aspecto atende à especificidade, que é um dos mais importantes princípios do treinamento”(MONTEIRO; EVANGELISTA, 2012).
 
Treinamento Tradicional X Treinamento Funcional

Quadro 1: Diferenças entre o treinamento funcional e o treinamento tradicional

Treinamento tradicional
Treinamento funcional
Isolado
Rígido
Limitado
Uniplanar
Integrado
Flexível
Ilimitado
Multiplanar

 FONTE: MONTEIRO, A. G. e EVANGELISTA, A. L. Treinamento Funcional: Uma abordagem pratica.2º Edição, São Paulo: Phorte, 2012, p. 17.
Autor: Jorge Luís Leal Baccelli

DIFERENÇA ENTRE OS EXERCÍCIOS AERÓBIOS E ANAERÓBIOS

Todo mundo fala sobre exercícios aeróbios e anaeróbios, mas o que significam esses termos? Aeróbio ou anaeróbio está ligado ao tipo de metabolismo energético que está sendo utilizado preferencialmente. Isto não tem relação com os efeitos salutares dos exercícios.
Ambos os tipos de exercícios podem ser de intensidade leve, moderados ou forte.

No exercício aeróbio o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio).
São exemplos de exercícios aeróbios: Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar. Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Nestes exercícios, a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.
O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e há produção de ácido lático.
São exemplos de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Exercícios de força ou exercícios resistidos, com peso como a musculação também é considerada um exercício anaeróbio.
Os movimentos que realizamos no nosso dia-a-dia são um misto de atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas.
Sempre citamos que um programa completo de exercícios deve apresentar os dois tipos de atividade física, para melhorar a resistência cardiorrespiratória, fortalecer músculos, desacelerar a perda de massa muscular e evitar a perda de massa óssea, além de muito alongamento para manter e melhorar a flexibilidade muscular.
Para perda de gordura corporal, ambos os exercícios (aeróbios e anaeróbios) produzem efeitos, pois ambos irão acelerar o metabolismo. Mas, o ideal é associar estes dois tipos de exercícios a dieta alimentar.
Os exercícios físicos terão a função de acelerar o metabolismo. A dieta, de produzir um pequeno déficit calórico, obrigando o organismo a metabolizar as reservas de gordura.
Do ponto de vista de substratos energéticos metabolizados durante o exercício, apenas o exercício aeróbio pode metabolizar gorduras para a produção de energia necessária ao esforço físico. Entretanto, esta quantidade é extremamente baixa em vista das quantidades necessárias em um processo de perda de gordura corporal.
Além disso, a maior queima de gorduras ocorre durante o período pós-exercício, fenômeno chamado "after burning", que representa a queima de calorias que temos após o exercício. Tanto o exercício aeróbio, quanto o anaeróbio acarretam o "after burning". Mas este processo tem maior amplitude após sessões anaeróbias.
Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza 
 

Dieta Low Carb

A Dieta Low Carb é baseada em uma redução do consumo de carboidratos simples na alimentação, como arroz branco, macarrão e pão. Para comp...